sábado, 6 de outubro de 2007

Os movimentos feministas nos séculos XIX e XX, por Diana Freitas e Joana Santos


Votes for Women, de Joyce Marlow, ed. Virago Press

Feminismo: Corrente social e política que preconiza a luta das mulheres pela igualdade de direitos em relação aos homens:
· Jurídica (perante a lei);
· Intelectual (instrução);
· Económica (profissão, trabalho, salário…);
· Política (direito de voto e de ser eleita…);
· Social (relação com os homens, estatuto familiar e social).
Até ao século XIX (época pré-indústrial), o estatuto social da mulher podia ser resumido da seguinte maneira:
· Era vista como um ser que necessitava da protecção e tutela do homem;
Nos princípios do século XIX (com a industrialização), a mulher passou a ser vista como objecto de trabalho, ou seja, sendo explorada, principalmente nas fábricas têxteis e de carvão. Este abuso verificava-se pelo número excessivo de horas de trabalho (16 horas), assim como na remuneração (salário), que correspondia, injustamente, a metade da dos homens.
Face a esta situação, a Mulher iniciou a luta pela sua emancipação que, por sua vez se fez sentir através dos movimentos sufragistas (princípios do século XX) que visavam na luta pela liberdade, igualdade de direitos e o sufrágio universal. Emmeline Pankhurst e Emily Davison foram duas das sufragistas célebres inglesas.
Devido ao forte impacto destes movimentos sufragistas, já no século XX se verificava a presença da Mulher na sociedade, como por exemplo:
· Em 1918, as mulheres inglesas com mais de 30 anos obtinham o direito de voto;
· Em 1928, todas as mulheres inglesas com 21 anos já poderiam votar;
· Presença da mulher em quase todos os sectores de actividade económica e social, em consequência da primeira Guerra Mundial;
· Acesso a divertimentos e desportos (Maria Belmonte);
· Liberalização do traje e da moda (saias travadas e pelo tornozelo, uso da saia-calça, inovação do soutien);
· Preferência pelo corte de cabelo curto;
· Controlo da natalidade (novo conceito de família: pai, mãe, filhos).
Enquanto que, no princípio do século XX o casamento era visto como a fundação de um lar, lançar as bases de uma realidade social bem definida e clara perante a sociedade, já a partir de 1930, o casamento-contrato deu lugar ao casamento por amor. Esta mudança radical contribuiu, claramente para a laicização das sociedades ocidentais.
Concluindo:
Sabendo o objectivo principal dos movimentos feministas, verifica-se que apesar de todas as conquistas para obter a igualdade de direitos e liberdade perante o homem ainda hoje podemos ver a luta constante em várias civilizações, como por exemplo: nos países orientais os homens “compram” ou “trocam” as suas esposas por camelos como se apenas fossem mercadorias; em Marrocos, as mulheres não têm qualquer actividade na sociedade (para viajarem só com a autorização do marido, sair à rua só com a burca e preferencialmente acompanhadas).
Apesar das diferenças culturais, económicas, politicas e sociais, a luta feminista é constante.
Trabalho realizado por:
Diana nº5
Joana nº6
12ºB