sábado, 6 de outubro de 2007

A Geografia Política após a I Guerra Mundial, por Fátima Azevedo

Introdução:
A Europa do pós-1.ª Guerra Mundial apresentava um quadro geopolítico substancialmente diferente do anterior ao tratado de Versalhes.
Em Portugal, no pós-1.ª Guerra Mundial, a 1.ª República conheceu um período de dificuldades económicas e de instabilidade política e social.
Antes da 1-ªGuerra Mundial
A Europa em 1914 – Três grandes potências dominava: o Império Alemão, o Império, Austro-húngaro e o Império Russo.
Na Península Balcânica, os Aliados, através de uma forte ofensiva, levaram a Turquia, Bulgária e o Império Austro-Húngaro a desistirem, pedindo a paz. Na Alemanha, a agitação social tornou-se cada vez mais forte, devido ás derrotas militares e á crise económica que se vivia.
Terminava uma guerra que durara quatro longos anos e que trouxe graves consequências.
Com o fim da 1.ªGuerra Mundial iniciou-se uma nova ordem internacional, tornando-se imperativo restabelecer a paz, sendo que os países vencidos não foram convidados para discutir os termos em que essa paz se deveria estabelecer.
A vitória das democracias na 1.ª Guerra Mundial ficou bem perceptível no Tratado de Versalhes, saído da Conferência da Paz realizada em Paris, em Julho de 1919.
Depois da 1.ª Guerra Mundial
A Europa política após a 1.ª Guerra Mundial – Dos Tratados de Paz nasceu um “mosaico” de novos estados na Europa Central e oriental.
Com a vitória dos Aliados, as monarquias autoritárias caíram. O sistema democrático e parlamentar foi adoptado pela maior parte dos países da Europa Central, adoptando-se o sufrágio universal. Em alguns países, os partidos comunista e socialista puderam participar nas eleições.
Os grandes Impérios desagregaram-se ou extinguiram-se como o Austro-húngaro e o Otomano. Os povos eslavos, dependentes do Império Austro-húngaro, associaram-se aos sérvios, montenegrinos, bósnios e herzegovinos, compondo a Jugoslávia. Surgiram novos países como a Polónia, Checoslováquia, a Estónia, a Letónia, a Lituânia e a Finlândia.
Por sua vez, a Alemanha, a grande vencida desta guerra, perdeu todas as suas colónias em benefício da Inglaterra, França, Japão e África do Sul.
Na Rússia, e enquanto se desenrolava a guerra, em 1917 deu-se uma revolução que levou à queda do czar, à nacionalização dos bens de produção e à instauração de um regime comunista.
Conclusão:
Neste trabalho como podem observar falei sobre a Geografia Política após a 1.ª Guerra Mundial. Nos mapas que coloquei, podem notar as diferenças antes da guerra e depois da guerra.
O tema deste trabalho abarcou um tema atraente, o que me deu bastante interesse de fazê-lo.
Bibliografia
Para fazer este trabalho utilizei os manuais de História do 9ºano da Porto Editora – Natércia Crisanto, Isabel Simões e de j. Amado Mendes e também o manual de História do 12ºano da Porto Editora – Pedro Almiro Neves, Ana Lídia pinto de Maria Manuela Carvalho.