terça-feira, 9 de outubro de 2007

A Implantação do Marxismo-Leninismo na Rússia de 1917, por Ricardo Mouta e Tiago Alves


Foto da Revolução Russa de 1917
Introdução:
A Revolução Russa foi uma série de acontecimentos ocorridos na Rússia imperial, que culminaram com a proclamação em 1917 de um Estado soviético, denominado União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).A expressão Revolução Russa é relativa às duas revoluções vitoriosas de 1917: a primeira, denominada Revolução de Fevereiro (Março, pelo calendário juliano, então usado na Rússia), levou à queda da autocrática monarquia imperial. A segunda, denominada Revolução Bolchevique ou Revolução de Outubro, foi organizada pelo partido bolchevique contra o governo provisório instalado na primeira fase.
A Revolução Russa de 1917 teve origem num conjunto de factores de ordem Politica, social e económica que é importante realçar.
Dos factores Políticos sublinhamos o seguinte:
- O império Russo era chefiado pelo Czar Nicolau II, em regime absolutista, ou de autocracia: o imperador detinha o poder absoluto, embora procura-se agradar apenas à Nobreza e ao Clero
- Em 1905, o descontentamento do povo manifestou-se de várias formas – Foi então que surgiram as primeiras assembleias de operários (Sovietes). Porém, as suas reivindicações foram reprimidas com violência.
- O descontentamento face ao regime político agravou-se com a participação da Rússia, a partir de 1914, na primeira grande guerra: Dos 13 milhões de soldados mobilizados, os mortos e desaparecidos rondavam os 13%.
- Vários Partidos políticos propunham a liberalização do regime; Coube à facção mais radical do partido social-democrata – os bolcheviques – a preparação da revolução de Outubro de 1917.
Dos factores sociais registamos:
A sociedade russa, nas vésperas da revolução, ainda era uma sociedade característica do período do antigo regime. Era composta, na sua maioria (cerca de 85%) por camponeses que cultivavam as terras – que não lhes pertenciam – para auto-consumo.
A Rússia manteve-se na cauda do arranque industrial. Consequentemente, a Burguesia era um grupo ainda em formação e sem quaisquer direitos políticos. O operariado era um grupo minoritário. Uma sociedade tão desigual não poderia deixar de provocar anseios revolucionários por parte da burguesia e do povo dos campos e das cidades
Factores Económicos:
A estrutura arcaica da economia russa, assente numa agricultura de subsistência e industrialização incipiente, aliada à injustiça distribuição de riqueza, criou o cenário propicio à tensão social.
Por seu lado, a participação na guerra veio alastrar os problemas económicos, provocando a carência dos bens mais elementares de consumo.
Lenine, líder dos bolcheviques
As duas faces da revolução (Fevereiro e Outubro de 1917)
A revolução de Fevereiro de 1917 consistiu num movimento armado contra o czarismo. O Assalto ao Palácio de Inverno foi protagonizado por camponeses, operários, soldados associados em sovietes. Kerenski, líder político que substituiu no poder o czar Nicolau II chefiou a Rússia sob forma de uma Republica Liberal. O governo de Kerenski, foi o responsável pela instauração do parlamento, a Duma. Nesse período, após o derrube do Czar (Fevereiro), a Rússia continuava envolvida na guerra e os problemas mantinham-se. A nível político, a autocracia dera lugar a um poder dual (partilhado por duas entidades: os governos liberais, por um lado, e os sovietes pelo outro).
Em consequência, em Outubro de 1917 os bolcheviques, com apoio dos sovietes, conduziram uma nova revolução, a chamada Revolução Bolchevique ou Revolução Soviética. Pela segunda vez, o Palácio de Inverno foi assaltado.
O governo provisório é substituído no poder pelo Conselho dos Comissários do Povo, presidido por Lenine.
A Revolução de Outubro teve repercussões mais marcantes para a história da Rússia do que a Revolução de Fevereiro, quer em termos político-sociais (foi responsável, nomeadamente, pela retirada da guerra, através do tratado de Brest-Litovsk), quer a nível ideológico, concretizando a primeira aplicação da prática da teoria de Marx, instaurando o marxismo-leninismo.
A queda do governo provisório (sem quaisquer oposição) foi também um dos efeitos a essa revolução.
A democracia dos sovietes colocou o poder politico nas mãos do conselho dos comissários do povo (exclusivamente bolchevique), entregou as terras aos camponeses e passou a haver também um controlo operário.
Mas tudo isto levantou alguns problemas, tais como: A resistência de proprietários e empresários às expropriações, a grande desorganização da economia, a perda das eleições por parte dos bolcheviques para a assembleia constituinte e a guerra civil (1918-1920) que opôs os mencheviques (exercito branco) contra os bolcheviques (exercito Vermelho). Tudo isto acaba em 1921 com a vitória dos bolcheviques, a acção politica de Lenine e com o aparecimento do comunismo de guerra.
Trotsky, Chefe do exército Vermelho
O comunismo de guerra (1918-1921) foi a concretização da ditadura do proletariado, substituindo a democracia dos sovietes. Em suma, o estado passou a controlar totalmente os meios de produção (Nacionalização da economia) como as terras, fábricas, comercio interno e externo etc. o trabalho passou a obrigatório, a assembleia constituinte foi dissolvida, o terror por parte da policia politica (campos de concentração), a proibição dos partidos políticos à excepção do comunista, como por exemplo o Partido bolchevique, entre outras medidas que sacrificaram a população já desgastada pelo esforço de guerra.
Isto tudo, não trouxe nada de positivo à população russa, muito pelo contrário. Apesar da requisição de géneros agrícolas aos camponeses, da fixação de preços obrigatórios e do trabalho obrigatório para os operários, a fome continuava.
Em 1921, a criação da NEP (Nova politica económica), constituiu uma viragem na economia, no sentido da liberdade de comércio como meio de superar a terrível crise económica herdada na guerra civil de 1918 – 1920 e das más colheitas de 1920. Os motivos da criação da NEP deveram-se à ruína da economia (fracasso do comunismo de guerra), provocada pelas devidas produções agrícolas e industriais, pela resistência às nacionalizações e à ditadura do Partido Comunista. A isto juntam-se as revoltas, a fome e a carestia, pela qual passava a população russa.
As medidas para a implantação desta nova politica económica passaram pela interrupção da colectivização agrária; a liberdade do comércio interno; das nacionalizações de empresas; o investimento financeiro e a maior liberdade de produção e venda.
Por ultimo as suas consequências, positiva, por sinal, pois levaram a um desenvolvimento da economia na Rússia, foram: - Liberdade económica, que fez desenvolver uma nova burguesia de ricos comerciantes e industriais; - permitiu que os camponeses vendessem directamente os seus produtos no mercado interno; - desenvolveu pequenas empresas ao controlo privado, aceitou a ajuda do estrangeiro em investimentos como maquinaria, matérias-primas, técnicos e eliminou o trabalho obrigatório, que tinha sido “imposto” a quando a concretização do comunismo de guerra.
A NEP, aplicada entre 1921 e 1927, foi um “balão de oxigénio” para a economia, pois resultou numa melhoria significativa dos níveis de produção agrícola e industrial.
Em 1922 foi criada a União das Republicas Socialistas Soviéticas (URSS). Esta tomou o nome de centralismo democrático, sistema que assentava nos em certos princípios. Nesta altura, e com a criação da URSS, o poder partia das bases da sociedade – Sovietes. Estes eram eleitos pela população através de sufrágio universal, que a partir daí, elegiam-se sucessivamente.
A organização do partido comunista, criado em 1918 a partir do partido bolchevique, e que seguia as mesmas bases, a mesma estrutura. Por seu lado, estas bases, teriam de obedecer aos órgãos de topo do estado. Ao contrário de outras democracias no ocidente da Europa, não existia a separação dos poderes (legislativo, executivo e judicial). O Estado era controlado pelo partido comunista, pois apenas este, era permitido. Considerava-se que era o único partido que podia representar o proletariado.
Conclusão: A Revolução Russa foi um dos acontecimentos históricos mais importantes ocorridos durante a Primeira Guerra Mundial. A sua importância decorre do facto de ter provocado a ruptura da ordem socioeconómica capitalista, que se espalhava pelo mundo sob a hegemonia das grandes potências europeias e dos Estados Unidos.
Durante o século XIX, as ideias socialistas elaboradas principalmente na Europa centro-ocidental difundiram-se cada vez mais pelas diversas partes do mundo.
As causas da Revolução Russa de 1917 foram as diversas derrotas na Primeira Guerra Mundial e noutras guerras, o governo absolutista e corrupto, crise económica e administrativa do país, desigualdade social, fome, altos impostos, entre outros fatores.
Este trabalho deu-nos a possibilidade de conhecer de uma forma aprofundada, aqueles que foram dos acontecimentos da história mundial. Acontecimentos que mudaram o mundo.
O seu estudo é sem dúvida enriquecedor e estimula o interesse pelas histórias e culturas dos séculos passados.
Ricardo Mouta Nº9
Tiago Alves Nº14