sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Ceci n'est pas Magritte, por Luísa Vieira


René François Ghislain Magritte(Lessines,21 de Novembro de1898-Bruxelas,15 de Agosto de 1967)

Pintor surrealista,nasce em 1898,Bélgica. Em 1912 sua mãe comete suicídio e Magritte está presente quando é retirado o cadáver do rio Sambre.
Em 1916,entra para a Académie Royale des Beaux-Arts,bruxelas,onde estuda por dois anos;durante esse periodo conhece Georgette Berger,com quem viria a casar em 1922.
Trabalha numa fábrica de papel de parede e é designer de cartazes e anúncios até 1926,quando o contrato com a Galerie la Centaure,fez da pintura a sua principal actividade.No mesmo ano cria a sua primeira pintura surrealista o "Le jockey perdu".Em 1927 apresenta a sua primeira exposição e muda-se para Paris,onde se envolve nas actividades do grupo surrealista,tornando-se grande amigo dos poetas Paul Èluard e André Breton e do pintor Marcel Duchamp.Mais tarde,Magritte retorna a Bruxelas e permanece na cidade durante a ocupação nazi,na Segunda Guerra Mundial.
Os suas obras foram expostas em 1936,Nova York,EUA,e em mais duas exposições retrospectivas na mesma cidade,uma no Museu de Arte Moderna(1965) e outra no Metropolitan Museum of Art(1992).
Magritte morre em 1967 vitima de cancro e é sepultado no Cemitério Schaarbeek,em Bruxelas.
Obra
O estilo de René Magritte era o surrealismo realista ou "realismo mágico".Iniciou-se imitando a vanguarda mas necessitava de uma componente mais poética como a da pintura metafísica de Chirico.



As suas obras são metáforas e representadas com tamanha nitidez o que caracteriza a preferência surrealista pelos paradoxos visuais:embora as coisas possam dar a impressão de serem normais,existem anomalias por toda a parte.
Magritte,pintor de insólitas imagens utilizou-se de processos ilusionistas:o contraste entre o tratamento realista dos objectos e a irreal atmosfera dos conjuntos.

O Surrealismo
O Surrealismo foi um movimento de ideias que se estendeu a vários campos:em primeiro lugar à literatura-tendo André Breton como teórico do movimento(1.º Manifesto Surrealista,1924);às artes plásticas com Max Ernst;mais tarde ao cinema com Dalí e Buñuel(1.º filme surrealista:"Un Chien Andalou",1928 e o mais importante "L´Age d´Or",1931);à fotografia com Man Ray e à música com Erik Satie.
Iniciou-se em França por volta de 1919,o seu nome foi-lhe atribuído pelo poéta Apollinaire,em 1917,aquando da representação do bailado"Parade" de Erik Satie,em Paris.
No campo conceptual,este movimento surgiu à semelhança do Dada como reacção à cultura e à civilização ocidentais e a tudo o que elas representassem,em particular o racionalismo e o convencionalismo;a estes valores opuseram outros:a liberdade e a irracionalidade,através de obras que utilizaram o sonho,a metáfora,o ínsólito,o inverosímil,contribuindo para a elevação do espirito,separando-o da matéria;aplicando ensinamentos de Freud e da psicanálise e até as teorias de Marx.
Em termos estéticos baseou-se no Romantismo e no Simbolismo(finais séc.XIX),em especial nas obras de Gustave Moreau e Odilon Redon;manteve contacto com a pintura metafísica(Chirico)e identificou-se com trabalhos de Picasso e Klee.Esta visão do mundo não exclusiva dos surrealistas,já apareceu no passado com Bosch(1450-1516) e com Arcimboldo(1537-1593).
Comforme os ideais enunciados no Manifesto Surrealista,as obras deste movimento seriam executadas à margem da razão,sem moralismos ou preocupações estéticas racionalizadas;a associação de ideias seria livre segundo a prática do "automatismo psíquico".
Plasticamente,utilizaram influências técnicas do Dadaísmo:
»-colagem,fronttage,assemblage,dripping e decalcomania com Max Ernst.
»-"desenho e pintura automáticos"com Masson.
»-técnicas clássicas,formas fantasmagóricas e "trompe-l´oeil" com Dalí,Magritte e Yves Tanguy.
As temáticas variavam entre:
»-o erotismo,o onírico e o sonho que revelavam o inconsciente.
»-o mundo da magia e de todas as forças alheias à racionalização e o senso comum.
Os autores mais importantes foram os pintores:
Max Ernst (1891-1976)
André Masson (1896-1987)
Yves Taguy (1900-1955)
Salvador Dalí (1904-1989)
René Magritte (1898-1967)
Paul Delvaux (1897-1994)
Juan Miró (1893-1983)
Man Ray (1890-1976)
Francis Picabia (1879-1953)
Marc Chagall (1887-1985)
...e algumas obras de Klee e Picasso;e os escultores Hans Arp,Giacometti e Moore.


Análise da Obra
Edward James,coleccionador inglês,fotografia de Man Ray.Um violento clarão,uma explusão de luz tomaram o lugar do rosto/cabeça que foi decapitada;o artista substituiu a verdade da arte pela representação,reprodução e repetição típica desta técnica.A sua ideia é que o instantâneo fotográfico,em vez de reconhecer a realidade,representa uma operação mecânica e uma manipulação que transforma a luz e a sombra numa ilusão errada.Sendo Magritte um fotógrafo pretende dar uma interpretação irónica ao trocar a posição das mãos e a colocar a pedra do outro lado.O retrato não é pintado para a frente mas antes parece ter sido empurrado para trás,através da tela e da luz do que é visivel,que sempre tem mais tendência para ocultar do que mostrar.Magritte pretende demonstrar que aquilo que vemos está,de facto,a esconder-nos alguma coisa,enquanto o que é invisivel é incapaz de continuar oculto;é até possivel mostrar o que não pode ser monstrado,ordenando as figuras visiveis de forma que possam ser apreciados os limites do visivel,porém só por si a pintura não poderia ultrapassar esses limites.
O Princípio do Prazer é o exemplo do princípio da pintura como afirmação sensorial cheia de realidades abstratas,inversão e perversão do mundo habitual em favor de um mais real,ou seja,a troca de um mundo de mandamentos e proibições por outro misterioso,uma promessa a que a arte e o pensamento deveriam responder.
Luísa Vieira