quinta-feira, 4 de outubro de 2007

As Mutações nos Comportamentos e na Cultura, no séc. XIX, por Susana Azevedo

Mapa de Paris (séc. XIX)
Introdução
Com este rabalho para a disciplina de História, cuja temática é “ As mutações nos comportamentos e na cultura”, concretamente “ As transformações da vida urbana”; pretendo obter maior conhecimento acerca das transformações ocorridas na cidade e deu-me a possibilidade de crescer ao nível da escrita e de passar a ter uma perspectiva diferente sobre a disciplina de História.
As mutações nos comportamentos e na cultura
As transformações da vida urbana:
Os núcleos urbanos cresceram e como consequência:
- A cidade passou a situar-se no primeiro lugar da vida social;
- O desenvolvimento das cidades destacou-se, ainda no século XIX como um dos fenómenos mais importantes da História;
- A industrialização veio alterar profundamente a dimensão e o carácter das cidades.
Características semelhantes da cidade:
- Casario denso e muitas vezes uniforme ao longo de avenidas e ruas ao redor de largos e praças;
- Ritmo agitado;
- Tráfego caótico;
- Poluição;
As metrópoles, grandes cidades:
- Cresceram desmesuradamente;
- Englobaram centros urbanos vizinhos;
- Formação de superfícies edificadas.
Transformaram-se em “megalópes”
Une-se a área urbanizada entre a cidade ao longo de centenas de quilómetros.
Exemplos: Washington e Boston
Mudanças da própria estrutura urbana nas metrópoles e megalópoles:
- O coração da cidade deixou de ser a praça ou a catedral, um lugar onde as pessoas se encontravam;
- Os grandes arranha-céus, os grandes edifícios públicos, os grandes centros comerciais, as sedes das grandes empresas e dos bancos passaram a constituir pólos agregadores de “novos centros”.
As cidades tiveram que recorrer aos serviços públicos:
- O crescimento rápido e contínuo das cidades veio romper um equilíbrio milenar entre a cidade e o campo e, dentro da cidade, entre os seus moradores, perturbando, ainda, as relações naturais que existiam entre o lar e os locais de trabalho.
Conclusão
Confesso que o desafio não foi fácil, mas concluo que foi enriquecedor sobre o ponto de vista histórico e pessoal. Senti alguma autonomia para abordar o assunto e por isso gostei deste pequeno desafio proposto pelo professor desta mesma disciplina.

Nome: Susana Azevedo
Turma: B
Ano: 12º