domingo, 18 de maio de 2008

Um contributo para o blog. Assim se pode agradecer

Recebemos, aqui no 12bcerco@gmail.com, um contributo de Paulo Alexandre, um antigo aluno da Secundária do Cerco que se nos dirige e faz comentários ao blog que nos satisfazem e que agradecemos desde já. Aqui fica a sua opinião, o contributo e a disponibilidade de um actual aluno de História da FLUP. Às vezes, no meio da tormenta em que se transformaram as Ciências Sociais actualmente tão atacadas e desvalorizadas, sabe bem ouvir estas coisas. Faz bem ao nosso ego. Em nome de todos do 12ºB, esperamos sinceramente que o curso lhe corra bem e a nossa disponibilidade é igual à sua. Colabore quando e como quiser.

«Boa Tarde. É com grande satisfação minha que ao percorrer este "mundo cibernautico" encontro algo que nunca pensava encontrar. Sendo um ex-aluno da Escola Secundária do Cerco e aluno do 3º ano do curso de História da Faculdade de Letras, encontrar um blogue onde alunos da minha ex-escola têm a possibilidade de partilharem com a comunidade os seus esforços, a dedicação e o gosto que tiveram, na elaboração dos trabalhos, é algo que me deixa, desculpando o termo, maravilhado. Dou os parabéns ao criador do blogue (creio que seja o professor da turma). Eu sei bem a dificuldade que sentiu (utilizo o verbo no passado porque com a quantidade de trabalhos que estão no blogue acredito que já não sente) em atrair os alunos para esta disciplina que muitos consideram desinteressante. Além disso, estando a leccionar na escola do cerco, a dificuldade terá sido imensa. Digo isso porque passei 5 anos nessa escola e porque ainda vivo no Bairro do Cerco e sei, como concordará comigo, que a juventude de hoje não tem nada haver com a do meu tempo. Além disso, lembro-me que no meu tempo (uns 5 anos atrás), a minha turma do 12º ano era constituida por cerca de 15 pessoas. Dessas 15, sem exagero, só 4 é que se interessavam pela cadeira. Daí que deva sentir o meu espanto, mas ao mesmo tempo felicidade, em encontrar tal blogue. Como vários professores meus costumam dizer, eu ainda sou um aprendiz de historiador, mas eu replico e digo que todos nós somos aprendizes de historiadores, porque estamos sempre a aprender e sempre a ganhar competências que a aplicamos no nosso dia-a-dia. Isto para dizer que, teria muito gosto em ajudar no blogue e em outras actividades que o administrador do blogue tiver em mente e pretender realizar. Estou disponível para falar de como é o curso de História na Faculdade, apresentação de trabalhos, transmitir a minha experiência... enfim, um sem numero de "disponibilidades" porque, deve-se a nós, licenciados em História, de transmitir os encantos deste mundo infinito, que é a História.

Um bem haja, esperando noticias em breve.»