quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Os Jogos Olímpicos, por Andreia Teixeira


Introdução
Em 1896, realizaram-se os primeiros jogos olímpicos da era moderna, em Atenas. Os jogos olímpicos fomentaram a ideia do desporto mundial. Em 1936, temos Hitler a manipular politicamente os jogos olímpicos, sendo os mesmos privilegiados para a propaganda política.
1896
Os primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna foram realizados em Atenas, Grécia, berço dos jogos da antiguidade, entre os dias 6 e 15 de Abril de 1896, com a participação de 241 atletas, todos homens, representando catorze países, graças ao empenho visionário do francês Pierre de Frédy, o Barão de Coubertin, idealizador do renascimento dos jogos existentes na Grécia antiga, mentor do movimento olímpico e fundador do Comité Olímpico Internacional.
Sem qualquer experiência na organização de semelhante evento, os organizadores dos primeiros jogos quase arruinaram a própria competição, graças a uma diversidade de datas, pois os gregos utilizavam então o antigo calendário juliano paralelo ao convencional usado pela civilização ocidental, fazendo com que ocorresse uma diferença de doze dias entre ambos, o que atrapalhou a inauguração dos Jogos e a chegada dos atletas dos diversos pontos do planeta.
A cerimónia de inauguração acabou acontecendo num domingo de Páscoa, com o discurso de abertura proferido diante de cem mil espectadores pelo próprio Jorge I, da Grécia, após a inauguração de uma estátua – que existe até os dias de hoje – na entrada do Estádio Panathinaiko, principal palco das competições e uma maravilha arquitectónica toda de mármore, em homenagem ao rico financista ateniense Georgius Averoff, responsável pela restauração e modernização do estádio e financiador da organização do evento, o que impediu seu cancelamento antes mesmo de iniciado, devido às graves condições do cenário real grego.

1936
Os Jogos Olímpicos de 1936 foram realizados em Berlim, na Alemanha, entre 1 e 16 de Agosto, com a participação de 4066 atletas, sendo 328 mulheres, que representaram 49 países, em 22 modalidades desportivas, tornando-se até então os mais grandiosos, bem realizados, ricos e politicamente explorados Jogos Olímpicos até então.
Abertos com grande luxo no espectacular e moderno Estádio Olímpico de Berlim pelo ditador nazista Adolf Hitler, o Fuehrer do III Reich alemão, os Jogos se propunham, subliminarmente, a demonstrar na prática as teorias de superioridade racial ariana proclamada pelo líder nazista e seus seguidores, que não pouparam tempo e recursos para produzir a melhor equipa olímpica nacional já montada para disputar o evento. Infelizmente para o Führer, um pequeno grupo de atletas, os negros norte-americanos, iriam demonstrar na prática a falácia das teorias hitleristas, conquistando a maioria das medalhas do atletismo, a modalidade mais importante dos Jogos, liderados por Jesse Owens, um neto de ex-escravos, que ganhou quatro medalhas de ouro nos 100m, 200m, revezamento 4x100 e salto em distância, em pleno estádio de Berlim cheio de arianos loiros e estupefactos, no mais emblemático episódio da história dos Jogos Olímpicos.
Imagens:
http://www.museudosesportes.com.br/img_noticias/11268.jpg
http://www.olympic.org/upload/games/1936S_poster_b.jpg
http://www.arikah.net/commons/en/thumb/b/bf/900px-Olympic_flag.svg.png
http://www.museudosesportes.com.br/img_noticias/1219.jpg
Pierre de Coubertin
Conclusão
Podemos concluir que apesar de toda a propaganda de Hitler sobre as suas ideias racistas, não teve grande sucesso, por ironia do destino o grande herói dos jogos olímpicos de 1936 foi um atleta negro dos E.U.A, Jesse Owens.
Sabemos ainda que os jogos olímpicos decorrem nos dias de hoje.