quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

A Banda Desenhada, por Susana Azevedo

A cultura de massas passou, gradualmente, a ser uma “indústria cultural” que transforma em consumíveis uma vasta gama de bens culturais. Destinada, essencialmente, à ocupação do tempos livres das garndes massas, esta “indústria cultural” foi criada para “compensar” as multidões trabalhadoras, especialmente, da monotomia e da solidão próprias das sociedades desenvolvidas, independentemente do desejo de lucro por parte dos seus promotores.
As principais caracteristicas da cultura de massa são: elaborada para ser transmitida às grandes massas na forma de bens e consumo culturais; direcciona-se para o imediato e para o culto da novidade, para a fuga aos problemas do quotidiano (desejo de evasão); multifacetado quer nos conteúdos, formas e duração; aborda os temas de modo superficial; é difundida pelos mass media; tende a formar um “tipo de pessoa média” (modelos de comportamento, atitudes, valores...); recorre à publicidade e à propaganda com dupla função: económica e sociocultural.

A Banda Desenhada

A Banda Desenhada representou também um género com grande popularidade. De facto, a história em quadradinhos tornou-se um sucesso mundial e é incontestável a sua importância como meio de comunicação. Heróis de Banda Desenhada transformaram-se em símbolos nacionais e internacionais, tais como: Super Homem, Mandrake, Fantasma, Tio Patinhas, Donald, Tarzan, Timtim e tantos outros...
Dos seus criadores / desenhadores destacou-se também Walt Disney, um realizador de renome universal, no cinema de animação, que corresponde na literatura à Banda Desenhada.

Daremos especial atenção à personagem Mikey Mouse criada por Walt Disney.
Mickey Mouse (Rato Mikey) é uma personagem de desenho animado criada por Ub Iwerks que se tornou, eventualmente, o símbolo da The Walt Disney Company. A personagem de Mickey nasceu a 18 de Novembro de 1928, e a sua reprodução vocal era desempenhada por Walt Disney (entre 1928 e1946). Evoluiu de uma simples personagem de cartooning e tiras cómicas para uma das personagens mais conhecidas do mundo. Depois de Walt Disney, foi James G. MacDonald que assumiu a vocalização do Mickey e, desde 1983, passou para Wayne Allwine, um aprendiz de James G. MacDonald.
Na banda desenhada atual, o seu melhor amigo é Pateta, o seu cachorrinho é Pluto e a sua namorada é Minnie. Há uma linha de histórias em que aparece o personagem Esquálidus, criado por Floyd Gottfredson. Em certas histórias Mickey costumava andar com o Pato Donald (ambos moram na mesma cidade, Patópolis), mas os universos dos dois são separados.
Tipicamente, Mickey surge em calções vermelhos e sapatos amarelos, uma homenagem que seu criador, Walt Disney, fez à Ordem DeMolay, da qual era membro. Também foram e são feitas edições sobre variadíssimos temas; num deles, Mickey é um detetive, e veste casaco e todo o traje costumeiro. Um dos temas mais conhecidos é o duelo constante com o inimigo Bafo-de-Onça e, noutro tema, também enfrenta o Mancha Negra.
Em Portugal a publicação das bandas desenhadas coube à Editora Abril. Além de seu próprio título mensal, Mickey foi destacado como personagem num dos manuais Disney e no Grande Livro Disney (1977).
Conclusão
Após a elaboração deste trabalho sobre Banda Desenhada com a particularidade de mencionar superficialmente a história do Mikey Mouse podemos concluir que, tal como os outros meios de comunicação a Banda Desenhada foi igualmente revolucionária.
Apesar de este meio de comunicação se “exprimir” de forma “animada” e em quadradinhos tinha tanta influência ou mais do que todos os outros. Esta força expressiva evidênciava-se tanto na forma cómica como irónica.
Actualmente, a Banda Desenhada é quase como que obrigatória a sua presença em todos os meios de comunicação de diversas temáticas. Por exemplo, podemos vê-las em jornais gerais como desportivos, revistas de imprensa cor-de-rosa como ciêntificas...

http://www.kermijul.pe.kr/11-mouse/minnieandmickey.jpg
http://blog.estadao.com.br/blog/media/Walt_in_office.JPG