domingo, 18 de maio de 2008

Corunha, aí vamos nós...e já viemos! De 19 a 21 de Maio, sempre presentes na Galiza

Domus - Casa do Homem (clicar aqui)

Bom e já fomos! Por sinal, muito bem recebidos à chegada de dia 19 com uma recepção no Centro Escolar IES AGRA DO ÓRZAN. Receberam-nos um representante do Ayuntamento da Corunha, a directora da escola e a Ana do Ayuntamento que nos acompanhou sempre. De imediato, fomos para o restaurante do Aquário Finisterrae. Depois de almoço descansámos um pouco em frente ao mar (mar que esteve sempre connosco e com um tempo incrível de bom!) e lá fomos ver o Aquário que era muito interessante. Podíamos mexer em (quase) tudo.
O Aquário Finisterrae

À tarde visitámos a Dómus - Casa do Homem e foi mais uma boa surpresa. Aí, pudemos experimentar sensações ligadas ao cheiro, ao paladar, ao tacto, à motricidade e à física. Observámos, com atenção, a mostra sobre genética e evolução humanas.


Um coração que fomos visitar na Dómus

Seguiu-se um passeio livre pela cidade da Corunha e visita ao alojamento nos Salesianos. Depois jantar (podemos dizer agora: foi igual ao almoço, mas por uma questão de cortesia não dissémos nada - ah, foram panados, sim!). À noite fomos passear para a praia em frente, para o paseo e esplanadas circundantes. Os professores apostaram nas esplanadas!

A Torre de Hércules e os seus 264 degraus

No dia seguinte, dia 20, o programa era de «rebentar as bolhas dos pés»! Às 10h da manhã (houve quem dormisse pouco nessa noite, bem feito!) começámos com uma visita à Corunha Velha e ao Museu Arqueológico que era uma antiga fortaleza filipina. Na Plaza Mayor ou de Maria Pita soubemos que foi uma espécie de Padeira de Aljubarrota local que organizou a luta e a resistência contra um pirata conhecido - Francis Drake (que por acaso também nos atacou, tendo tomado Lagos, mas aí não havia nenhuma Maria Pita!).


A estátua a Maria Pita na Plaza Mayor

Almoçámos no Aquário Finisterrae, mas agora hamburgueres com batata frita. Não vimos nenhum panado à espreita. Depois fomos assistir a um espectáculo que os alunos do Centro Escolar (só com 400 alunos, vejam a diferença para a nossa escola!) nos dedicaram com algum realce para a dança da Andrea, as gaitas de foles da Galiza, o karaté e a técnica do diablo. As duas cantoras também não estavam nada mal, não senhor. Muitas palmas, muito entusiasmo, até à próxima e seguimos para a subida do ascensor panorâmico ao Monte San Pedro. Foi depois que sobreveio o momento mais emocionante - o da despedida dos colegas galegos. Podem não acreditar mas as despedidas foram feitas um por um, isto é, 42 alunos da Corunha despediram-se de 44 alunos do Porto individualmente. Foi lindo. De propósito, não referi que, depois de almoço, subimos ao topo da Torre Hércules constituída por 264 degraus. Dá para imaginar como estavam os nossos pés e pernas. Uma aluna queixou-se, até, de «abcessos musculares!» Eu, por mim, nunca me queixei e não consta de se ter ouvido qualquer queixa de algum professor. Ouvimos muitas de alunos o que dá para constatar a boa forma física dos educadores do Porto.
Uma vista da Corunha

Depois houve passeio livre e um grande jantar de frango assado (os panados, decididamente, fugiram, embora houvesse quem chorasse a comida feita pelas respectivas mães!). Mais um passeio à noite e no outro dia - Santiago de Compostela, aí vamos nós. Foi bom e estivemos lá perto de 3 horas. Chegámos ao Porto às 17:30h.


Santiago de Compostela